Teratologia - O Estudo dos Monstros

Posted by Unknown On quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 0 comentários









(*Imagens fortes - Prossiga com cautela*) 

Teratologia "(do grego teratos = "monstro" + logos = "estudo")  é o ramo da ciência medica que estuda anomalias genéticas congênitas, ou seja, anomalias que se desenvolvem no período de gestação do embrião que podem implicar em alterações físicas futuras.
Esses "monstros" humanos sempre foram cercados de misticismo e preconceito, muitas vezes as estranhas formas que tomavam era taxada como algum castigo divino ou presságios e muitas vezes resultando na morte dos indivíduos.
Alguns desenhos e esculturas de estranhas criaturas gêmeas com duas cabeças em um só corpo,encontradas na Austrália datadas de 5000 a 4000 a.c demonstram que as deformidades humanas vem chamando atenção de outros indivíduos a muito anos e as teorias para explicar-las são diversas e duvidosas.
Na antiguidade acreditava-se que o pensamento da mãe durante os primeiros meses de gestação poderia ser forte o suficiente para moldar as condições físicas do filho, segundo relatos uma mãe atormentada por monstros marinhos durante a gravides teria dado a luz a um menino com escamas na pele e outra que se assustara com um gato embaixo da cama , teria dado a luz a uma menina com rosto felino dai se origina o nome do fenômeno : "impressão materna". Mesmo hoje com o avanço da medicina e da genética ainda resta um pouco dessa superstição, algumas mães acreditam que se não saciar os tradicionais "desejos" durante a gravidez seus filhos nasceriam defeituosos, ou ate mesmo com uma fruta no lugar do rosto.



Casos como esse poderiam ser facilmente taxados como
"Castigo divino".
Durante a idade média, os casos de deformidade eram atribuídos como supostas punições religiosas ,ou como presságios que anunciavam alguma terrível catástrofe ou evento grandioso.
O gigantismo , doença que faz com que as pessoas cresçam anormalmente e a ciclopia, a deformação que faz com que a criança nasça com somente um olho, são possíveis explicações para os monstros antigos como os gigantes e os ciclopes , que alimentaram a imaginação de muitos escritores e entreteram gerações com histórias de aventura e suspense.




Joseph Merrick
Mas nem todos esses supostos "monstros" foram caçados e temidos, alguns conseguiam levar uma vida relativamente "normal" atuando nos chamados "Freak Shows"  ou "Espetáculos de Aberrações" exibindo-se para o público em circos ao redor do mundo, como é o caso de Joseph Merrick, apelidado de "Homem Elefante", Merrick tinha  deformações em quase 90% de seu corpo e sua história foi relatada no filme: O Homem Elefante, do cineasta estadunidense David Lynch.
Apresentar-se em shows de horror nao era um trabalho totalmente digno , ser apontado como aberração ou ser alvo de curiosidade e chacota pode não ser o tipo de vida que as pessoas almejam , mas para os ditos , "deformados" parece ser um dos poucos caminhos que se aproximam de uma vida "livre", sem ficar se escondendo em quartos escuros ou dentro de igrejas.
Outros titulos como "a mulher barbada" e o "homem leão" também são provenientes dos circos.

Júlia Pastrana , a "mulher barbada" fez apresentações pelos Estados Unidos e  Europa, chegou a se casar , embora seu casamento tenha sido trágico, pois apos dar a luz a seu filho igualmente peludo que sobreviveu por aproximadamente 35 horas Júlia morreu por complicações 5 dias apos o ocorrido.

Júlia Pastrana
Homem leão
"Com dois corpos distintos da cintura para baixo, essa americana teve cinco filhos antes de morrer, em 1927. Três nasceram de um corpo e duas do outro " - Superinteressante


Embora outros fatores possam influenciar em alterações congênitas, como a genética  e fatores ambientais, 60 % da causa dessas doenças permanecem desconhecidas, contudo os avanços na área da engenharia genética  possibilitam a descoberta desses fatores ainda no útero e cabe aos pais a decisão entre a vida e a morte de seus filhos.













0 comentários:

Postar um comentário

Intrusos